O conceito Educação Superior, traz
consigo implicações que permeiam ideias a respeito do tema. Do educando
universitário espera-se algo igualmente condizente com o conceito de superior,
sua aplicabilidade educacional na sociedade. Isto porque a universidade é
encarada como uma instituição de desenvolvimento educacional bem mais pleno,
complexo e científico; mesmo em dualismo conceitual que gira em torno dela se a
mesma forma ou informa, o meio universitário é sempre tido como respeitável
meio intelectual e cientifico.
Todavia, com a disseminação da educação
superior, que alcança os mais longínquos e isolados locais, vem havendo uma
regressão intelectual no meio acadêmico, e isto não é apenas por conta da
interiorização do ensino, visto que pode
ser facilmente constatada uma ampla deficiência nos centros urbanas de
alunos da educação superior. A explicação pode está no fato da ampliação da acessibilidade
associada à Educação Básica de qualidade mediana; gerando um ciclo vicioso que
formará docentes universitários de capacidade baixa que, por sua vez, formarão
alunos de capacidade ainda mais baixa.
Constata-se ainda o fato de o professor
tornar-se menos exigente nos conteúdos e trabalhos para não correr o risco de
reprovar a grande maioria da turma. Isso gera uma situação inversa no processo
educacional ideal: a educação adapta-se ao educando, quando o desafiador seria
o educando adaptar-se à educação.
Trabalhos superficiais, pesquisas com
conteúdos extraídos na íntegra da internet e colocados nos trabalhos escritos,
apresentações de leituras sem uma postura em relação ao que se expõem; tudo
isso, quando aceito pelo professor contribui para um regresso científico dentro
de uma concepção do que seja Educação Superior.
Por: Nilsomar Morais
Nenhum comentário:
Postar um comentário