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terça-feira, 21 de outubro de 2014

A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM BAIXA*

O conceito Educação Superior, traz consigo implicações que permeiam ideias a respeito do tema. Do educando universitário espera-se algo igualmente condizente com o conceito de superior, sua aplicabilidade educacional na sociedade. Isto porque a universidade é encarada como uma instituição de desenvolvimento educacional bem mais pleno, complexo e científico; mesmo em dualismo conceitual que gira em torno dela se a mesma forma ou informa, o meio universitário é sempre tido como respeitável meio intelectual e cientifico.

        Todavia, com a disseminação da educação superior, que alcança os mais longínquos e isolados locais, vem havendo uma regressão intelectual no meio acadêmico, e isto não é apenas por conta da interiorização do ensino, visto que pode  ser facilmente constatada uma ampla deficiência nos centros urbanas de alunos da educação superior. A explicação pode está no fato da ampliação da acessibilidade associada à Educação Básica de qualidade mediana; gerando um ciclo vicioso que formará docentes universitários de capacidade baixa que, por sua vez, formarão alunos de capacidade ainda mais baixa.
        Constata-se ainda o fato de o professor tornar-se menos exigente nos conteúdos e trabalhos para não correr o risco de reprovar a grande maioria da turma. Isso gera uma situação inversa no processo educacional ideal: a educação adapta-se ao educando, quando o desafiador seria o educando adaptar-se à educação.
        Trabalhos superficiais, pesquisas com conteúdos extraídos na íntegra da internet e colocados nos trabalhos escritos, apresentações de leituras sem uma postura em relação ao que se expõem; tudo isso, quando aceito pelo professor contribui para um regresso científico dentro de uma concepção do que seja Educação Superior.

                                                                                                                              Por: Nilsomar Morais

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