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sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

DIDÁTICA ALÉM DA QUESTÃO CONCEITUAL*

        
A Didática transcende a ideia de ensino, portanto, não pode ser vista superficialmente como a arte de ensinar, há uma implicância entrelinhas que atinge o desenvolvimento do aluno e ensinar perderá a importância se o mesmo aluno não atingir um saber pleno. Assim sendo, ensinar e aprender são conceitos que devem andar conjuntamente na conjectura da docência. Se o aluno não aprende aquilo que o professor ensina, há de se considerar uma perda de conexão com o objetivo didático final, qual seja, educar plenamente o aluno e a quebra desse elo pode está associado ao aluno ou ao professor ou ainda a ambos, servindo como base para modificar ou ainda aperfeiçoar a técnica, isto é, a sua aplicabilidade didática.


 As Tendências Pedagógicas Progressistas, muito contribuíram na modificação da relação entre professor, aluno e conhecimento. A inversão da centralização, que passou do professor para o aluno, permitiu que o aluno pudesse expor suas próprias ideias baseadas na realidade sua ou conhecimento de mundo que ele possuía. Essa nova forma de encarar a prática educacional, modificou a forma como o conhecimento era exposto em sala de aula, de mero transmissor, o professor passou a ser um mediador do saber em relação a seu aluno, este por sua vez, abandona a forma de receptor de conteúdo bem como sua passividade diante dos mesmos e o conteúdo é analisado de forma histórica, passível de mudança.

        Nessa conjectura, aprender não é mais apenas decorar datas e nomes de ditos heróis, mas analisar, e compreender as circunstâncias em que os fatos ocorrem bem como suas consequências. Nas palavras de Libâneo, aprender é um ato de conhecimento da realidade concreta, isto é, da situação real vivida pelo educando e só tem sentido se resulta de uma aproximação crítica dessa realidade.  Portanto, a criticidade ganha papel importante na condução do ensino-aprendizagem e o aluno vê-se como transformador da própria realidade e a escola deixará seu papel reprodutor da sociedade e desempenhará o papel de preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.


*Por: Nilsomar Morais

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