Image Map

terça-feira, 30 de julho de 2013

ROSEANA SARNEY EM PENALVA: PARA COLOCAR MAIS GATO NO BALAIO!

Não é a primeira vez que Roseana Sarney falha ao marcar uma visita a Penalva, antigo curral eleitoral dos Sarney. Aliás, prometer e não cumprir é a marca registrada no melhor governo da vida da filha do senador José Sarney. Sua visita a Penalva estava maquiada sob os feitos de um dito Governo Itinerante que, na prática, serve apenas para inflar o nome de Luis Fernando como candidato da oligarquia, que, aliás, anda moribunda e beirando o colapso.

E é na tentativa de reverter essa situação que Roseana vem, (ou viria) para forçar uma aliança entre o prefeito Edmilson Viegas e a turma que afunda o Maranhão. O recado já foi dado em tom definitivo: para o prefeito receber algum beneficio do governo do estado, deve oferecer algo em troca, isto é, seu apoio nas eleições. Do contrário, as portas do palácio da leoa (ops, dos Leões) estarão fechadas para Penalva e as do TCU e MPE estarão bem abertas para uma eventual intervenção que obrigue Edmilson Viegas a ceder. Essa é a arcaica forma de se fazer política que os Sarney usam e a eficácia contra Jackson Lago amedronta qualquer prefeitinho do interior.

Essa vocação governista de Penalva e bajulismo sarneysista, proporcionam uma miséria secular tamanha que o cenário parece ser medieval. Os velhos mandatários penalvenses que sobrevivem às custas dos Sarney, proporcionam que estes sobrevivam da miséria do Maranhão. Tais mandatários proporcionam ainda aos penalvenses a migalha que cai de suas mesas, que já é a migalha que cai da farta ceia do Palácio. 

E a multidão ignorante, acostumada com o nada, idolatra Roseana quando esta manda uma estrada ou alguns quilômetros de asfaltos, e expressam bordões do tipo: “Roseana sempre foi boa pra Penalva”. Sarneysista de nascença, ou pelo menos forçada a sê-lo, a terra de Celso Magalhães, que sempre encheu Roseana e sua gangue de votos, merecia bem mais de uma família que se tornou uma das mais ricas em um dos estados mais pobres da federação.

O que recebeu nos últimos anos? Escolas de ensino médio sem ventiladores nas salas, salário do professor contratado atrasado há dois meses. Que nota um estudante participante do ENEM daria ao seu governo? Será que Roseana achará em Penalva terreno fértil para sua velha política? Seu grupo, que não tem oposição em Penalva, teoricamente leva vantagem. Mas com as vozes da rua, implacáveis, com a independência política que a juventude vem mostrando e a falta de crédito na política e principalmente nos Sarney, que afundam o Maranhão, dificilmente um prefeito irá impedir que o voto popular lance de uma vez por toda a cambaleante oligarquia no abismo do ostracismo.

 Ainda que todos os grupos políticos de Penalva se juntem em um mesmo balaio de gatos para apoiar a candidatura de Luis Fernando (o que provavelmente acontecerá), a população deve dá mostras de que pode votar livre e independente. Sem está atrelada ou encabrestada ao executivo municipal. Hoje Penalva com a maior parte dos educadores com nível superior, está mais amadurecida intelectualmente e também, já está de saco cheio de ver essa cambada oligárquica mandando e desmandando no pobre Maranhão, e daqui só levar os votos dos penalvenses, um povo vítima de um assistencialismo massacrador que ainda ver o lixo de suas portas ser removido da mesma forma que era na idade média: em carroças de boi. Penalva cansou de tão pouco. 


Nilsomar Morais é formado em Comunicação Educativa e Graduando em História pela FACITEL.