Image Map

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

LULA E DILMA SABIAM DO PETROLÃO, DIZ DOLEIRO

Em reportagem de capa, a revista Veja informa a menos de 72 horas da eleição presidencial: “O doleiro Alberto Youssef, caixa do esquema de corrupção na Petrobras, revelou à Polícia Federal e ao Ministério Público, na terça-feira, que Lula e Dilma Rousseff tinham conhecimento das tenebrosas transações na estatal.”
Acusado de lavar algo como R$ 10 bilhões em verbas de má origem, Youssef foi preso em março. Depõe como delator desde 29 de setembro. De acordo com o relato do repórter Robson Bonin, o doleiro está bem mais magro, exibe um rosto pálido, raspou o cabelo e livrou-se da barba. Habituado às sombras, ele agora rompe o silêncio com desassombro.
A alturas tantas, Youssef soou peremptório: “O Planalto sabia de tudo.” O delegado federal que o inquiria quis saber: “Mas quem no Planalto?” E o delator: “Lula e Dilma.” Exposto no site da revista, o teor da capa de Veja veio à luz mais cedo. Normalmente, costuma ser divulgado nas noites de sábado. Por ora, o Planalto, o Instituto Lula e o PT não se manifestaram.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM BAIXA*

O conceito Educação Superior, traz consigo implicações que permeiam ideias a respeito do tema. Do educando universitário espera-se algo igualmente condizente com o conceito de superior, sua aplicabilidade educacional na sociedade. Isto porque a universidade é encarada como uma instituição de desenvolvimento educacional bem mais pleno, complexo e científico; mesmo em dualismo conceitual que gira em torno dela se a mesma forma ou informa, o meio universitário é sempre tido como respeitável meio intelectual e cientifico.

        Todavia, com a disseminação da educação superior, que alcança os mais longínquos e isolados locais, vem havendo uma regressão intelectual no meio acadêmico, e isto não é apenas por conta da interiorização do ensino, visto que pode  ser facilmente constatada uma ampla deficiência nos centros urbanas de alunos da educação superior. A explicação pode está no fato da ampliação da acessibilidade associada à Educação Básica de qualidade mediana; gerando um ciclo vicioso que formará docentes universitários de capacidade baixa que, por sua vez, formarão alunos de capacidade ainda mais baixa.
        Constata-se ainda o fato de o professor tornar-se menos exigente nos conteúdos e trabalhos para não correr o risco de reprovar a grande maioria da turma. Isso gera uma situação inversa no processo educacional ideal: a educação adapta-se ao educando, quando o desafiador seria o educando adaptar-se à educação.
        Trabalhos superficiais, pesquisas com conteúdos extraídos na íntegra da internet e colocados nos trabalhos escritos, apresentações de leituras sem uma postura em relação ao que se expõem; tudo isso, quando aceito pelo professor contribui para um regresso científico dentro de uma concepção do que seja Educação Superior.

                                                                                                                              Por: Nilsomar Morais

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

VENDO O MEU VOTO *

DEPOIS DE MUITO PENSAR, RESOLVI VENDER O MEU VOTO. A CLASSE POLÍTICA CAIU NO DESCRÉDITO DE MUITOS, AS PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS E O SUMIÇO PÓS ELEIÇÃO NOS TORNAM PESSIMISTAS E AS PALAVRAS DE MUITOS POLÍTICOS SOAM COMO MERA RETÓRICA ENGANADORA. POR ISSO QUERO VENDER MEU VOTO, NÃO POR 50 REAIS OU 100, MEU DIREITO DE VOTAR FOI CONQUISTADO AO CUSTO DE MUITO SUOR E SANGUE DE BRASILEIROS QUE LUTARAM POR ESSE DIREITO.

NÃO QUERO DESPERDIÇÁ-LO, JOGANDO NA LAMA TAMANHA LUTA AO VENDÊ-LO POR TÃO POUCO, ANTES MEU VOTO É CARO E BARATO AO MESMO TEMPO, VISTO QUE QUERO VENDER OU TROCÁ-LO POR UM ATENDIMENTO DIGNO EM UM HOSPITAL DECENTE, VENDO-O POR UMA ESCOLA QUE ABRIGUE OS ALUNOS SEUS DA CHUVA E DO CALOR DO SOL; TROCO-O AINDA PELAS OPORTUNIDADES PARA OS MARANHENSES CONSTRUÍREM SUAS VIDAS AQUI MESMO, SEM A NECESSIDADE DE IR PARA LONGÍNQUAS TERRAS NA ESPERANÇA DE UM FUTURO PROMISSOR. MEU VOTO SERÁ COMPRADO PELA MOEDA DA JUSTIÇA SOCIAL, QUE MUITO MARGINALIZA O POBRE, OPRIME OS NEGROS E MATA A ESPERANÇA DE TODOS OS NEGROS POBRES QUE SÃO EXCLUÍDOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, DA POLÍTICA E DA SOCIEDADE COMO UM TODO.

TROCO MEU VOTO PELO EXTERMÍNIO DA CORRUPÇÃO, QUE DILACERA A CARNE DO POVO COMO UM CORROSIVO SAGAZ A SERVIÇO DE POLÍTICOS ASSASSINOS DE ESPERANÇAS É POR ESTE PREÇO QUE VENDO MEU PRECIOSO VOTO E COMO TROCO, ACEITO UMA SOCIEDADE MAIS DIGNA, JUSTA, IGUALITÁRIA E CAPAZ DE FAZER CADA UM SE ORGULHAR DO NOSSO BRASIL E TAMBÉM DO NOSSO AMADO MARANHÃO. 


Por: Nilsomar Morais